São esperadas 800 mil pessoas nos dez dias de rodeio.
Identificação nos camarotes será feita por meio de impressões digitais.
A tecnologia toma conta da montagem da Festa do Peão de Barretos, a 424 km de São Paulo, e promete ser mais uma atração durante o rodeio com identificação digital, credenciais eletrônicas e telão gigantesco para os shows.
Uma tela com foto vai aparecer toda vez que as credenciais passarem pelas catracas do Parque do Peão, para identificar as 12 mil pessoas que trabalham direta e indiretamente no rodeio de Barretos.
Público de camarotes e sócios do clube independentes só entram por meio de impressão digital. O sistema de biometria vai credenciar 3,8 mil pessoas. No ano que vem, a meta é estender o uso do sistema a todos os participantes.
No ano em que a festa completa 52 anos, o parque ganha cinco novos ranchos, além dos 36 que passam por reforma. No centro da arena, a novidade será o telão de quatro lados, que ficará suspenso a 31 metros de altura. Já começou a instalação das torres que vão sustentar o equipamento, inspirado em outros grandes eventos, como a visita do Papa Bento XVI e os Jogos Panamericanos.
As cem pessoas que trabalham na montagem da estrutura em Barretos têm até quinta-feira (16) dias para deixar tudo pronto para as receber 800 mil pessoas que devem circular pelo local nos dez dias do rodeio.
Nos últimos cinco anos, a Festa de Barretos cresceu quase 30%, o que, segundo a secretaria municipal de Turismo, significa um aumento anual de 21 mil turistas na cidade.